adobe
O tijolo de adobino é um material usado na construção civil. É considerado um dos antecedentes históricos do tijolo de barro e seu processo construtivo é uma forma rudimentar de alvenaria. Adobinos são tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal ou semi-industrial. As construções a partir adobe são inspiradas nos ninhos feitos pelo pássaro João de Barro, pois são extremamente resistências, térmicas e de alta durabilidade.
Um dos mais antigos materiais de construção foi amplamente utilizado nas civilizações do crescente fértil, em especial no Antigo Egipto e mesopotâmia. Construídos com barro e palha, os tijolos de adobino eram muito utilizados pelas técnicas cotidianas de construção, ainda que grandes monumentos destas civilizações a ele recorressem. Efetivamente, os zigurates (na mesopotâmia) e as mastabas (no Egipto) foram feitos essencialmente com tijolos de adobino, utilizando basicamente as mesmas técnicas de construção utilizadas em edifícios "menos nobres".¹ As vantagens da técnica de adobe se destacam o baixo custo, pois a sua matéria prima é a terra, o conforto térmico, pois recebe e armazena o calor do sol durante o dia e libera durante a noite. É uma técnica sustentável que utiliza materiais regionais e pode ser preparado no próprio local da construção e também é característico pela rapidez na preparação dos tijolos.
A técnica da terra ensacada, também chamada por superadobe é um processo construtivo, no qual sacos de polipropileno são preenchidos com solo argiloso e moldados no próprio local. Na decada de 1980 o Iraniano Nader Khalili criou esta técnica, sua criação logo foi difundida graças a sua baixa complexidade e requisitos simples. Afinal a principal característica do superadobe é a simplicidade e a rapidez em comparação a técnica de tijolos de adobe.
A terra para ser utilizada nesta técnica deve ser argilosa, as vantagens do