adobe
O tijolo Adobino é um material Vernacular (um tipo de arquitetura que se emprega recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída) e é considerado um antecedente histórico do tijolo feito de barro.
Os principais materiais usados no preparo do Adobe são: Terra, água e fibras naturais. Esses materiais dão resultado a um composto rígido e duradouro. Na história são falados alguns exemplos de construções adobinas, uma delas foi construída no sudeste do Irã, em Bam, cidade da província Kerman. Dados confirmam que esse patrimônio foi construído a cerca de 500 A.C sendo habitada até o fim do século 19. Em 2003 a cidade sofreu um terremoto o qual deixou rastros em muitas edificações, inclusive na adobina que hoje em dia está sendo reconstituída. Com o advento da industrialização no século 19, as técnicas em arquitetura de terra foram, aos poucos, sendo abandonadas. Restando às pessoas de poucos recursos o uso dessas técnicas, além do adobino, o pau-a-pique e também a taipa de pilão, razão principal do preconceito que, de certa forma, se mantém até os dias de hoje.
No Brasil, algumas pessoas estão abrindo os olhos para esse lado ecológico. Um exemplo de pessoas assim está no estado de São Paulo na Eco Vila Clareando. Os moradores dessa vila estão optando por construções sustentáveis e estão quebrando os preconceitos das cidades mais modernas. As casas são repletas de conforto e de técnicas completamente ecológicas.
Podemos afirmar que estamos vivenciando momentos de rompimento desse paradigma (preconceito), com um novo olhar sobre a arquitetura vernacular, uma vez que esta se mostra ecológica e sustentável.
Referencias: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe https://www.youtube.com/watch?v=dgLzUhruV2I