Adobe
Sara Elaine, Pedryelly, João Henrique, Wellington
Introdução
Durante toda história, a administração teve um inicio muito lento. Uma das razões é que está cheio de organizações na qual a maior parte das obrigações sociais é confiada à organização, que necessitava de ser administradas para se mostrarem eficientes e eficazes.
Desenvolvimento
Desde século XVII, surgiram uma variedade de teorias econômicas centradas na explicação dos fenômenos empresariais baseados na experiência cotidiana e nas tradições do comércio da época.
Os economistas Liberais conseguiram a aceitação de suas teorias no final do século XVlll
Adam Smith
É o fundador da economia clássica, cuja idéia central é a competição.
Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.
Karl Marx
Marx defendia a idéia do socialismo. Ele dizia que o trabalhador era explorado pelo patrão, recebendo menos do que era devido à sua participação no processo produtivo
Friedrich Engels
Engels deu uma contribuição própria à teoria do socialismo científico, que foi a de estender à natureza a concepção materialista da dialética. Engels passou a orientar o movimento operário europeu, respondendo a consultas sobre método, problemas localizados, criticando e estimulando camaradas.
Conclusão
Enfim temos como exemplos da influência do Liberalismo na administração nos dias de hoje a divisão do trabalho; especialização do trabalho; livre produção; livre concorrência.
O CONCEITO DE MAIS-VALIA