Admnistrativo
Responsabilidades:
Co-piloto: Responsável por auxiliar o Cmte. na operação da aeronave.
Comandante (Cmte): Responsável pela condução segura da aeronave. Ele terá toda e qualquer autoridade a bordo.
Funções do Co-piloto
A função do co-piloto que esteja a serviço da empresa será de se apresentar uma hora antes do EOBT ao Cmte. da aeronave ou antes (de acordo com o critério do cmte. desde que este seja pré-estabelecido por ele). É função do co-piloto verificar as condições operacionais dos aeródromos ou pistas a serem operadas, inclusive as alternativas. Para isso deverá ser consultado os NOTAM´s aplicáveis e válidos. Ele deverá levantar todas as condições metereológicas da rota e aeródromos, isso será feito consultando o METAR, TAF, Foto-satélite e sites confiáveis, apresentados ao Cmte. da aeronave no limite máximo de 30 minutos antes do EOBT. Também será de responsabilidade do co-piloto a verificação do AIP MAP a bordo assim como sua validade. O preenchimento da ficha de peso e balanceamento da aeronave e diário de bordo também será do co-piloto.
Funções do Cmte.
A função do Cmte. que esteja a serviço da empresa será de se apresentar uma hora antes do EOBT no aeroporto e deverá analisar em conjunto com seu co-piloto as condições da rota utilizando para isso os materiais apresentado pelo co-piloto (NOTAM, METAR, TAF, etc...) deverá verificar as condições da aeronave e validade das documentações requeridas a bordo assim como verificar junto ao diário de bordo as possíveis ocorrências posteriores e suas correções. Também será responsável pelo abastecimento da aeronave.
Rotina operacional Co-piloto - Início do vôo.
Inicialmente o co-piloto deverá efetuar a inspeção externa da aeronave, e no caso de a inspeção ocorrer no período noturno é mandatório que esta seja feita com o auxílio de uma lanterna.
Para o início do vôo o co-piloto deverá verificar as condições do aeroporto utilizando a freqüência