Contribuição de descartes para filosofia com a sua política
Disciplina: filosofia e Praxis Educativa
Professor (a): Manoel Estudante: Quédima Lopes de Oliveira
Data: 21/03/2011
Para que filosofia?
A primeira vista, entendemos a filosofia como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão da filosofia decorre dos complexos trabalhados de pensadores que ao longo da nossa existência, fizeram indagações sobre o conhecimento, sobre os valores, sobre a natureza, sobre a beleza e sobre o homem.
Porque foi feito um paralelo entre Neo e Sócrates?
O paralelo entre Neo e Sócrates, foi feito devido ao fato dos dois tentarem conhecer a si mesmos. Sócrates queria descobrir, porque muitos o chamavam de sábio.
A resposta que ele deu a pergunta do oráculo “só sei que nada sei”, fez dele o homem mais sábio de todos ao admitir que nada sabia. Filho de uma parteira, Sócrates dizia que sua mãe ajudava os corpos a nascerem, e que ele também era um parteiro, mas não de corpos e sim de almas. Neo e Sócrates lidavam com a matrix mental, auxiliando mentes a se libertarem das aparências e buscar a verdade.
Mito da caverna
Mito da caverna por exemplo: nos mostra o quanto vivemos na obscuridade, muitas vazes temos medo de encarar a própria realidade e nos escondemos dentro de nós mesmos sem tentar, por medo, ou porque alguém disse que não dá, que é difícil e por ai vai. Quando finalmente decidimos sair da caverna, enxergar que existe um mundo de oportunidades, no primeiro instante dá vontade de parar. Por medo ou insegurança, pensamos até em voltar a se esconder, mas quando se descobre que existe uma luz intensa ao invés de uma que mal dá pra se