Isaac Newton, René Descartes e Aristóteles
Newton já havia assimilado por completo todos os trabalhos dos matemáticos notáveis do mundo com 20 anos. Então assim que se esgotou de todo o conhecimento comum de sua época, ele começou a desenvolver seus próprios teoremas e métodos para criar os fundamentos matemáticos de seus trabalhos científicos.
Considerado o cientista que causou maior impacto na história, Newton respondeu aos antigos mistérios filosóficos da luz e do movimento e, efetivamente, descobriu a gravidade. Mostrou-nos como prever o curso dos corpos celestes, estabelecendo assim, nosso lugar no cosmos. Podemos dizer que a ciência newtoniana não foi “ultrapassada” ou “substituída” pela teoria da relatividade, mas sim reforçada e expandida.
A importância de Newton para o desenvolvimento da matemática, se dá ao fato de que antes dele apenas a demonstração do experimento bastava, mas depois, Isaac Newton passou a demonstrar e explicar matematicamente todos os seus experimentos científicos. Escreveu um livro que o chamou de “Principia” (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural). Um livro muito influente sobre Matemática e Física, que serviu para base de estudo por mais de 100 anos. Neste livro, Newton descreve algumas de suas leis e teorias. Na época em que foi publicado, ninguém conseguia entender o que havia sido escrito, pois o conteúdo se tratava das suas novas descobertas e teoremas, assim, muitas pessoas acreditavam que nem ele sabia ao certo o que estava escrito em seu próprio livro.
Em sua época causou grande impacto com suas teorias e leis que ele conseguiu formular, oque gerou uma mudança na forma que as pessoas encaravam o universo, causando assim, um melhor entendimento sobre os assuntos propostos por Newton. Conseguimos então, a partir dessas novas leis e teorias, assimilar assuntos que até então não eram totalmente de nosso entendimento.
Seu legado deixado para a Matemática e Física foi tão grande, que até nos dias atuais, seus trabalhos são