TGA Influencia Das Ciencias
Sabemos o quanto a popularização da ciência tem impacto direto sobre o progresso social e o desenvolvimento de uma nação. Esta relação pode ser percebida desde os tempos mais remotos, mesmo antes do aparecimento do que conhecemos e chamamos de ciência moderna. Ainda que esse processo de desenvolvimento no decorrer da história tenha sido numa velocidade lenta, porem constante, a administração consolidou-se como ciência social no inicio do século XX. Anteriormente se entendia que a administração não era de importância extraordinária, tanto que esta forma de organização era vista como uma habilidade pessoal e não um conhecimento técnico. Com as obras de Aristóteles, foi possível enxergar o inicio de uma administração que visava o estudo, que distinguia a visão anterior que se tinha.
2. INFLUÊNCIA DAS CIÊNCIAS
A história da administração encarada como ciência, é recente. No decorrer da história da humanidade ela se desenvolveu de forma lenta, mas contínua. Somente no início do século XX, que a administração se estabeleceu como ciência, sendo modernamente agrupada no campo das ciências sociais aplicadas.
A primeira influência aposta à administração, ocorreu na Antiguidade, por parte dos filósofos gregos. Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.), por exemplo, garantia ser a administração uma habilidade pessoal, separada do conhecimento técnico e da experiência. Sócrates não deixou escrito, mas seus discursos e diálogos foram eternizados, principalmente, por Platão.
Influenciado por Sócrates, Platão (429 a.C. - 347 a.C) também tratou do tema. Em sua obra, Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), em seu livro, Política, distingue três formas de administração publica vigentes até hoje:
1 – monarquia ou governo de um só.
2 – aristocracia ou governo de uma elite.
3 – democracia ou governo do povo.
Foi a partir dos experimentos de Francis Bacon, René Descartes, Galileu Galilei, Sir Isaac Newton, que a administração passou a prever fatos