Avon - protetor solae

8303 palavras 34 páginas
JUCILIANA MARIA BARALDI PAULO RICARDO DE CARVALHO RAFAEL NUNES DIAS VANESSA DINIZ DE DEUS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA Costa Rica – MS 2010 JUCILIANA MARIA BARALDI PAULO RICARDO DE CARVALHO RAFAEL NUNES DIAS VANESSA DINIZ DE DEUS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Trabalho apresentado a Faculdade de Educação de Costa Rica – FECRA, como parte dos requisitos básicos para obtenção de nota na disciplina de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais.

Prof.ª Adriane Maria Kreutz

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA
Costa Rica – MS
2010

1. INTRODUÇÃO
A inovação tecnológica e a crescente integração dos diversos mercados sejam de produtos, serviços, capitais e mão-de-obra, atuam de modo intensificar a complexidade ambiental. As empresas e as pessoas preocupam-se não apenas com o fato de haver mudanças, mas também com a velocidade cada vez maior com que estas ocorrem (KOTLER, 1999). Outra constatação é que, além de surgirem mais rapidamente, as mudanças com influência sobre as organizações tornaram-se mais freqüentes e mais complexas (ANSOFF; MCDONNELL, 1993).
No final da década de 1980, vários artigos retomaram as idéias de PENROSE (1958) sobre a visão da empresa baseada em recursos (WERNERFELT, 1984; BARNEY, 1986; MONTGOMERY; WERNERFELT, 1988). De acordo com essa abordagem, a empresa deve possuir um portfólio de recursos tangíveis (como por exemplo, máquinas e equipamentos) e intangíveis (por exemplo, a reputação) capaz de definir capacidades que determinem vantagens competitivas em relação à concorrência.
As capacidades, segundo HITT, IRLAND e HOSKISSON (2002, p.108), “são representadas pela habilidade que a empresa tem de organizar os recursos que foram integrados propositadamente para alcançar uma condição final desejada”.

Relacionados