Controle Admnistrativo
Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção.
Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Aplica-se a toda organização, sendo que todos os aspectos do desempenho de uma empresa devem ser monitorados e avaliados, considerando objetivos e critérios diferentes em cada um dos níveis hierárquicos de controle.
Controle Estratégico: complementa o planejamento estratégico e procura monitorar:
Grau de realização das missões, estratégias e objetivos estratégicos;
Adequação das missões, objetos e estratégias ás ameaças e oportunidades do ambiente;
Desempenho global da empresa, medido por indicadores como satisfação dos acionistas, clientes e imagem na sociedade;
Concorrência e outros fatores externos;
Eficiência e outros fatores internos.
Tipos de Controle em uma Organização
Segundo Daft Controle organizacional é “processo sistemático de regular as atividades organizacionais para torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos, metas e padrões de desempenho”.
Desta forma, existem três tipos de controle que uma organização deve conhecer e se possível aplicá-los na produção de seus produtos.
O controle preventivo identifica e previne os desvios antes de eles ocorrerem. Este tipo de controle foca nos recursos humanos, matérias e financeiros que entram na empresa. Seu propósito é certificar que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.
O controle simultâneo monitora as atividades contínuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão