Admistração
1. Introdução a microrganismos
2. Grupos de microrganismos
3. A história do descobrimento dos microrganismos
4. Uso tecnológico dos microrganismos
5. Os microrganismos e a saúde humana
6. Principais doenças causadas por microrganismos
7. Microrganismos prejudiciais: como combatê-los
Introdução a microrganismos
Os microrganismos, também chamados de germes ou micróbios, são um grupo extremamente variado de seres vivos que não podem ser vistos a olho nu como vírus, bactérias, protozoários e muitas algas e fungos microscópicos.
Embora sejam muito pequenos, os microrganismos são de extrema importância para a vida no planeta, assim como têm um grande impacto sobre as atividades humanas. Em geral os associamos somente às doenças que eles causam nas plantas e nos animais, incluindo os homens, porém, não diminuindo a sua importância, os microrganismos patogênicos são uma minoria.
Os micróbios vivem praticamente em todos os ambientes possíveis, no ar, no solo, na água, no interior de outros organismos, e nas mais variadas condições climáticas, até mesmo em regiões abissais do oceano, onde nenhum outro organismo consegue viver.
Os microrganismos são o objeto de estudo da microbiologia, ciência com poucos séculos de existência, que pode ser entendida em dois aspectos principais: como ciência biológica básica, fornecendo ferramentas para o entendimento dos processos biológicos, e como ciência biológica aplicada, lidando com questões práticas da medicina, agricultura, veterinária e indústria.
Grupos de microrganismos
Os microrganismos são formados por grupos distintos de seres, vamos conhecer algumas características destes fascinantes organismos:
Bactérias - organismos unicelulares, formados por uma única célula, são denominados procariontes, uma vez que o seu material genético não está envolvido por membrana nuclear e reproduzem-se assexuadamente. O seu diâmetro geralmente varia de 0,2 a