REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Instituto de Ciências Jurídicas
Paraíso/Vergueiro
Direito – 1º Semestre
Ciência Política
REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Setembro/2013
Universidade Paulista
Instituto de Ciências Jurídicas
Paraíso/Vergueiro
Direito – 1º Semestre
Ciência Política
Neusa Meirelles Costa
REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Setembro/2013
RESUMO
O presente trabalho trata da Revolução Farroupilha, ocorrida entre os anos de 1838-1845, o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiras.
A revolta inicia-se pelo descontentamento com o governo imperial, impondo altos tributos no comércio de couro e charque, principal produto regional, com isso, o império lucraria com a entrada destes produtos vindos de países vizinhos como Uruguai e Argentina.
INTRODUÇÃO
“A Revolução Forroupilha (1835-1845) foi o maior dos conflitos internos enfrentados pelo governo imperial. Durante dez anos, uma parcela da elite pecuarista rio-grandense, motivada por fatores políticos e econômicos, sustentou uma revolta contra o poder imperial, chegando a proclamar a República Rio-Grandense de 1836” (Pereira, Vinicius e Saini, Cristian Jobi-2011)
Os Gaúchos compactuavam da mesma idéia, era unânime o objetivo de ter independência. Era necessário para os Gaúchos e futuramente de grande importância para todo Brasil não mais ter as forças de Portugal administrando o país, tudo que era feito no Brasil era de interesse primordial da corte. No ano de 1935 inicia-se a Revolta Farroupilha ou a Revolução Farroupilha como é mais conhecida, com a justificativa obvia de contrariar o modelo imposto pela constituição de D. Pedro I.
O filme brasileiro (Um Certo Capitão Rodrigo de 1971, dirigido por Anselmo Duarte, baseado no romance O tempo e o Vento de Érico Veríssimo) relata de uma forma