Admistrador
A contrapartida do lucro supra competitivo do monopolista é a transferência de renda do consumidor para o produtor, assim como a redução de bem-estar social, em razão da alocação ineficiente de recursos. As teorias sobre monopólios e oligopólios aludem a perdas de bem-estar ou a criação de “peso morto”, Isto é, ao desperdício de recursos sociais que, em razão da formação ou fortalecimento de uma situação de poder de mercado, simplesmente se perdem. Considerem-se, a esse respeito, as unidades de bens que deixam de ser ofertadas no mercado pelo monopolista, gerando ineficiência não soa locativa, mas também produtiva. Portanto em decorrência de seu efeito liquido negativo sobre o bem-estar social.
2. Cite 4 fontes de ineficiências dos monopólios e de outras estruturas de concorrência imperfeita ?
A formas de ineficiência dos monopólios e de outras estruturas de concorrência imperfeita, são: a) a restrição do volume produzido;b) a acomodação gerencial;c) a redução dos níveis ou negligencia nos investimentos em pesquisa; e d) a busca de renda supra competitiva.
3. O que é ser uma economia eficiência no sistema de Pereto?
Eficiência ou ótimo de Pareto é um conceito de economia desenvolvido pelo italiano Vilfredo Pareto.
Uma situação econômica é ótima no sentido de Pareto se não for possível melhorar a situação, ou, mais genericamente, a utilidade de um agente, sem degradar a situação ou utilidade de qualquer outro agente econômico. Existem 3 condições que necessitam ser preenchidas para que uma economia possa ser considerada Pareto Eficiente: * eficiência nas trocas - o que é produzido numa economia é distribuído de forma eficiente pelos agentes econômicos, possibilitando que não sejam necessárias mais trocas entre indivíduos, isto é a taxa marginal de substituição é mesma para todos os indivíduos; * eficiência na produção - quando é possível