Bacharel
TEORIAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
DURO DE MATAR 4.0
PROFESSOR: ZIONEL
3º PERÍODO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar teorias dos Sistemas de Informações inseridas nos filmes, mostrando suas funcionalidades na prática real.
No filme “Duro de matar 4.0“ os Estados Unidos sofrem um ataque terrorista através da informática. Um hacker consegue invadir a infraestrutura computadorizada que controla as comunicações, transporte e energia do país, causando um verdadeiro caos. Apesar dos ataques terem como propósito a extorsão de dinheiro, ele se aplica exatamente a uma guerra cibernética, e mostra muito bem, o risco que um país corre ao se expor excessivamente usando sistemas vulneráveis, suscetíveis a ataque de Hackers, Crackers ou Guerreiros cibernéticos.
Hoje em dia, diversos sistemas estão interligados entre si e interligados a rede, para tornar todo processo automatizado e acessível de qualquer lugar para possíveis manutenções ou controle emergenciais. Dentre esses sistemas estão: sistema elétrico, sistema de usinas, sistema de trânsito, sistemas de tráfego aéreo, sistema de órgãos públicos, sistema de órgãos de segurança, dentre outros.
Se um país declarasse guerra contra um país inimigo, ele poderia apenas investir em Hackers ou Crackers, para procurar por falhas nos sistemas do país inimigo e desenvolver softwares para explorar essas falhas.
Segurança da informação
A segurança da informação está relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização.
A Segurança da Informação se refere à proteção existente sobre as informações de uma determinada empresa ou pessoa, isto é, aplica-se tanto as informações corporativas quanto às pessoais. Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor para alguma organização ou pessoa.
Podem ser estabelecidas métricas (com o uso ou não de