Admirável Trabalho Novo?
Os impactos econômicos e sociais das mudanças no mundo do trabalho e a posição de especialistas e profissionais diante dessas transformações
Ao longo dos últimos anos, observamos em diversas partes do mundo, uma modificação de trabalho. Alta taxa de desemprego, falta de estabilidade nas empresas, ausência de registros profissionais, por outro lado consultores prometem mais flexibilidade na carga horária de trabalho, autonomia, capacitação e interação do profissional. Boa parte dessas modificações, devemos às mudanças, às inovações tecnológicas e à globalização.
TRABALHO
Vivemos hoje uma nova dinâmica social não só pela era digital, mas pela rapidez e instabilidade derivada dela. Essas mesmas armas que em alguns aspectos facilitam, por outro lado dificulta, exigindo mais dos profissionais, que agora não dominam apenas os conhecimentos de suas funções. Outro fator de angústia: lidar com a falta de vínculos, desemprego e efemeridade dos contratos trabalhistas.
Para o psicólogo Alexandre Rivero, O mundo vive transformações radicais, a produção do conhecimento e as conquistas tecnológicas assumem uma velocidade muito intensa, exigindo um profissional constantemente atualizado.
Devido ao aumento do volume de atividades sem elevação compatível de salários e benefícios, os últimos anos não foram os melhores para os trabalhadores afirma o sociólogo e historiador norte-americano Richard Sennett, que também vê com preocupação uma das principais mudanças na organização do trabalho, a perda da identidade, falta de vínculo, diminuição ou a perda dos laços de solidariedade, degradação e humilhação na seleção de profissionais. A falta de comprometimento do alto escalão de uma empresa gera consequências pessoais do novo capitalismo.
Sennett em seu livro “A corrosão do caráter”, afirma que o capitalismo vive na atualidade, inicia do prefácio lembrando que “A expressão ‘capitalismo flexível’ descreve hoje um sistema mais que uma