Século xxi: admirável mundo novo
RESUMO Desde os primórdios de sua existência, a literatura mostrou-se uma arma poderosa na construção do conhecimento, do espírito crítico e do registro documental. A obra de Aldous Huxley “Admirável Mundo Novo” escrita em 1931 é um clássico que abrange dentre outros campos a Comunicação e seus efeitos. 80 anos depois das previsões de Aldous observamos como a Geração Y se comporta e até que ponto as questões apresentadas pelo autor são coerentes com a realidade atual.
PALAVRAS – CHAVE: Admirável Mundo Novo; Comunicação; Geração Y;
______________________________ ¹ Acadêmica do 3º período do curso de Publicidade e Propaganda, e-mail jugeremia@hotmail.com.
² Acadêmica do 3º período do curso de Publicidade e Propaganda, e-mail noeligduarte@hotmail.com. ³ Orientadora do trabalho. Professora do curso de Publicidade e Propaganda, e-mail eudani.daniela@gmail.com.
Introdução O livro Admirável Mundo Novo, escrito por Aldous Huxley pela primeira vez em 1931 (em 1957 escreveu “Regresso ao Admirável Mundo Novo”) é sobre um pensamento futurista com previsões nada auspiciosas, mas com fundamentações impressionantes sobre o ritmo com que as mudanças capitalistas e tecnológicas mudariam a maneira como vivemos. Partindo do estudo de Aldous, visamos através dessa pesquisa acadêmica argumentar sobre as relações estabelecidas pelo autor entre as duas épocas, a época fictícia de Admirável Mundo Novo e a contemporaneidade, limitando-se ao foco na Geração Y. Com orientação da Professora Daniela Farina, este trabalho para conclusão do semestre 2012/1 na graduação em Comunicação Social – Hab. Em Publicidade e Propaganda utiliza estudos de pensadores e teóricos que são referência na comunicação para justificar acontecimentos históricos e comportamentos sociais, sendo um alicerce para compreensão da era vivenciada atualmente, da comunicação e seus efeitos