ASSUNTOS DIVERSOS
CAPITULO 1
Formação e transformação da terra Durante milhões de anos, a superfície terrestre permaneceu com temperaturas altíssimas, não possibilitando a existência de seres vivos. Com o passar dos anos, a superfície foi se resfriando; surgiu a litosfera e atmosfera primitivas. Uma grande quantidade de vapor d’água foi expelida do interior do planeta por meio de incessantes erupções vulcânicas. O vapor de água presente na atmosfera foi se condensando e se precipitando em forma de chuvas. A água acomodou-se nas depressões, originando a hidrosfera e criando um ambiente propicio para seres vivos.
Fatores que modificam as paisagens naturais
Fatores internos:
Tectonismo: dobra a fratura a crosta terrestre, criando vales e altas cadeias montanhosas.
Vulcanismo: faz o magma se extravasar na superfície,dando origem a ilhas, a vulcões em forma de montanha ou mesmo planaltos.
Fatores externos:
Ação das águas do mar ou de rios: pela força das marés e corentes marítimas, retirar sedimentos de determinados lugares e depositá-los em outros.
Clima: alterações climáticas podem alterar as vegetações.
Vento
Chuva
Neve
Interdependência de clima e relevo: Quanto maior a altitude, menor é a temperatura, pois em altitudes maiores o ar é rarefeito. As formas de relevo podem interferir na circulação de ventos e das massas de ar sobre os continentes.
Interdependência de vegetação, clima e solo: as plantas realizam a evapotranspiração, que permite que elas eliminem umidade para atmosfera. O clima pode ser influenciado pela formação vegetal existente em determinado lugar. A vegetação também pode contribuir para a fertilização do solo com a serrapilheira.
Interdependência de hidrografia, clima e relevo: As cheias ocorrem nas estações chuvosas e as vazantes nas estações mais secas. O relevo influencia o curso fluvial com os planaltos, depressões, vale e montanhas, onde o rio flui com mais rapidez, desgastando o relevo.
Vegetação
Florestas tropicais ou