Administraçõa
Pela teoria de Piaget as pessoas tratam de seus impulsos sensoriais através de dois processos: a assimilação e a acomodação. A assimilação é o meio pelo qual o indivíduo integra esses impulsos em seu atual conjunto de experiências.
A acomodação é o processo pelo qual pessoas conferem significado a novos impulsos, distinguindo-os como algo que se situa além de seu atual conhecimento. Ou seja, no processo de acomodação, as pessoas devem efetuar mudanças em si mesmas.
A preservação da auto-imagem e do alto respeito pode ser difícil quando a participação no processo de criação do conhecimento muda a base das narrativas pessoais
3 Nas organizações enfrentam-se quatro grandes barreiras à criação do conhecimento:
Necessidade de linguagem legítima
Histórias organizacionais
Procedimentos
Paradigma da empresa
A linguagem é necessária para o aprendizado, para a reflexão individual e também para o compartilhamento do conhecimento. Para que isso ocorra é necessário que a linguagem seja legítima, ou seja, comum e aceitável por outros membros da comunidade e pela empresa em geral.
Todas as empresas têm histórias que representam a memória organizacional ou a compreensão consensual dos processos internos, permitindo que os indivíduos regule seus comportamentos. As histórias podem tornar-se barreiras à criação do conhecimento quando utilizadas para desencorajar iniciativas, tentativas ou experiências.
Os procedimentos representam a experiência implícita da empresa e servem como soluções bem sucedidas para tarefas complexas e como elemento de integração entre diversas operações da empresa, contribuindo para a eficácia e eficiência dos processos.
Mas como o procedimento é algo dado e consolidado ele