Principios da administraçõa
Este documento tem como pretensão uma simples e condizente apresentação das teorias, pensamentos, criações, método e fundamentos científicos de Frederick Winslow Taylor e Jules Henri Fayol, tal como, expor de uma forma sistematizada a suas concepções e aplicações. Referenciando o legado de seus movimentos –Taylorismo e Fayolismo – respectivamente, e de como as suas teorias contribuíram para a Administração; Estudos Organizacionais; Analise Sócio-econômica e histórica; de gerações passada até os dias atuais.
OS ESTUDOS DE ADMNISTRAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA VISÃO DE FREDERICK TAYLOR
Frederick Winslow Taylor ocupa um lugar de destaque no que se refere aos estudos organizacionais da Administração, impelindo pesquisa sobres pilares de formação do pensamento administrativo moderno. Sua teoria propôs uma administração cientifica que se refere à efetivação da administração em uma dada área, tal como, na direção social e política onde culminassem na divisão e sedimentação das técnicas de racionalização do trabalho. Taylor defendeu na Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos em 1895 que: “ para cada trabalho, há uma ciência desse trabalho, e o que pode ser feito pela maquina não deveria ser feito pelo homem”. Desta forma, Taylor instigado pela necessidade de aumentar a produtividade da organização, perspicaz a divisão do trabalho e dos trabalhadores; sugeriu uma aplicação sistemática, disciplinada e cientifica para aumentar a produtividade nas empresas, marcando de maneira única e definitiva, os rumos da administração no inicio do século XX.
A racionalização do trabalho, ou seja, melhoria da pratica do trabalho, foi a idéia consagrada e defendida por Frederick Taylor, nela ele apresenta a padronização e especialização das tarefas, visando aperfeiçoar a capacidade humana em beneficio da organização e administração organizacional. A defesa acirrada de eficiência e do ganho, utilizando um método julgado por Taylor como