Administração
DE
ARTE E CULTURA
RESUMO E RESENHA CRITICA SOBRE O FILME “O MERCADOR DE VENEZA”
Nome: Adonis Alves Rodrigues Turma: ADM / Noite
RA: 2012200568
RESUMO
Em meados do século 16 em Veneza, o filme conta a história de um nobre jovem, Bassânio, que devido a sua vida desregrada se encontra em profundas dívidas. Mas em suas aventuras Bassânio se apaixona por Pórcia de Belmonte, uma linda moça que seu pai deixara um legado para quem quisesse casar com ela.
Resolvido a ter Pórcia como sua esposa, Bassânio vai de encontro a seu amigo
Antônio para obter fundos para sua viagem. Antônio é um rico mercador, mas que tem toda sua riqueza investida nos mares, assim tenta usar seu crédito como forma de conseguir o empréstimo.
Esse empréstimo pode ser conseguido com Shylock, um agiota judeu que sofre perseguição e mora em “guetos” assim como todos os outros judeus. Porém Antônio havia denunciado Shylock e outros judeus de praticar usura (empréstimo de dinheiro com altas taxas de juros), discrimina-o e atrapalha seus negócios emprestando dinheiro sem nenhuma taxa. Assim Shylock se vê numa boa oportunidade de deixar o mercador em divida consigo e propõe uma forma de contrato incomum: não cobrará juros algum, mas se a dívida não for paga dentro do prazo, Antonio terá que pagar uma libra de carne de seu corpo. Mesmo seu amigo relutando em aceitar o termo, o mercador aceita-os.
Enquanto Bassânio prepara-se para a viagem Pórcia deve acolher todos seus pretendentes e, caso o enigma seja resolvido, Bassânio poderia ficar sem a amada. Ao mesmo tempo em que Bassânio parte, Antonio não recebe notícias de seus navios. Quando o nobre viajante parte, leva consigo a filha de Shylock que optou por partir com um amigo de Bassânio, levando uma certa quantia de seu pai. Este acontecimento deixa o judeu em um tormento psicológico e, mais que nunca, fervoroso por vingança.
Após chegar a Belmonte, Bassânio recebe notícias não esperançosas de seu amigo e assim parte para conseguir uma