administração
CONCLUSÃO
DO CURSO:
QUALIDADE DE VIDA
NO TRABALHO
INTRODUÇÃO
A
qualidade de vida está sendo inserida no meio organizacional das empresas, visto que as pessoas dedicam seu maior tempo.
O
mercado cada vez mais competitivo e exigente movido pela velocidade das informações geradas por um mundo globalizado e pelos avanços tecnológicos define o profissional como sendo a verdadeira potência.
Respeitar
o trabalhador como ser humano significa contribuir para a construção de um mundo mais humano e para desenvolvimento sustentável. Investimento em qualidade de vida significa investimento no progresso da sociedade e da economia global. ORIGEM DA QVT
A
origem do movimento de qualidade de vida no trabalho começou em 1950, com o surgimento da abordagem sócio técnica.
Somente na década de 60, tomaram impulsos, iniciativas de cientistas sociais, líderes sindicais, empresários e governantes, na busca de melhores formas de organizar o trabalho a fim de minimizar só efeitos negativos do emprego na saúde e bem estar geral dos trabalhadores.
CONCEITO DE QVT
Há
uma década os autores Kaplan e Norton
(1997) definiram o Balanced Scorecard como uma forma de avaliar o desempenho da empresa em consonância com a missão, visão e valores. Os autores propuseram quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos e pessoas.
É
muito provável que funcionários motivados, capacitados e bem remunerados passem a ter um desempenho acima da média, reduzindo custo, apresentando melhores soluções aos clientes e gerando como desdobramento maior vitalidade financeira, que, mais do que nunca, pode significar a sobrevivência da empresa.
Fernandes
(1996) conceitua QVT como a gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo-se no bem-estar do trabalhador e na produtividade das
empresas.