administração
Politica fiscal é o nome dado as ações do governo destinadas a ajustar seus níveis e gastos assim monitorando e influenciando a economia de um pais. Nos diversos manuais de economia, a politica fiscal esta intimamente ligada a politica monetária, podendo-se afirma, em termos bastante simplistas, que as duas politicas um aspecto da economia: a politica monetária irá modificar o comportamento da moeda, e a politica fiscal irá operar frente aos gastos estatais. Todo o governo invariavelmente ira utilizar as duas politicas sob varias combinações e graduações, nomes forço para orientar as metas econômicas de uns pais.
Basicamente, a forma de articular uma politica fiscal dá-se através da efetiva arrecadação de impostos, aplicando seus recursos da forma mais radical e eficaz impossível.
Pode se definir politica econômica como a interversão do governo na economia com o objetivo de manter elevados níveis de emprego e elevadas taxas de crescimento econômico com estabilidade de preços. As principais formas de politica econômica são a politica fiscal e politica monetária.
Entende-se a atuação do governo no que diz a respeito a arrecadação de impostos e aos gastos. Estes afetam o nível de demanda da economia. A arrecadação afeta o nível de demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para consumos poupança. Dado um nível de renda, quanto maiores os impostos, menos será a renda disponível, e menor o consumo. Os gastos são diretamente um elemento de demanda, quanto maior for os gastos publico maior a demanda e maior o produto. Assim, se a economia apresentar tendência para queda no nível de atividade, o governo pode estimula-la, cortando impostos ou elevando gastos. Ou o inverso caso o objetivo seja diminuir o nível de atividade.
A primeira forma de aborda os impactos da politica fiscal sobre a economia é recorrer ao modelo KEYNESIANO. Uma politica fiscal expansionista gerará uma expansão mais que proporcional de demanda e do