Administração
RESUMO
Com os estudos realizados por Elton Mayo numa fabrica no bairro de Hawthorne, se teve uma nova visão do operário, que antes era considerado como parte de uma máquina. Logo no início da experiência foi observado que os fatores psicológicos superavam os de aspectos fisiológicos, com isso, os estudos tomaram nova direção, enfatizando agora, as Relações Humanas do Trabalho, verificando o comportamento dos operários, e através de entrevistas, ouviram suas opiniões e sugestões. Foram feitas várias experiências, de vários tipos, e em todas, à psicologia, que até então não era o ponto central da pesquisa, tomou força, mostrando que o homem não pode ser, apenas observado pelos aspectos físicos, e sim pela sua capacidade ímpar de conhecimentos.
Palavras Chaves: Operário. Experiência. Psicologia.
1 INTRODUÇÃO
A abordagem humanista da teoria organizacional contrariou vários postulados da abordagem clássica de Fayol e da Administração Científica de Taylor . A ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase nas pessoas. A natureza do ser humano como “homo social” substituiu a concepção de “homo economicus”.
O presente estudo tem como objetivo principal, mostrar de maneira mais centralizada a psicologia dentro da Teoria Humanista da Administração, mais especificamente baseada nos estudos da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo, somado a pesquisas focadas no estudo da psicologia na administração. Para isso, utilizamos como método de pesquisa a bibliográfica. Inicialmente abordou-se, resumidamente, a história humanista da administração e em seguida a vida e obra de Elton Mayo,