Tectônica e megaestruturas
Aula baseada no livro Understanding Earth (3a edição) Autores: Peter Copeland e William Dupré (Universidade de Houston)
ESTUDO DAS PAISAGENS GEOMORFOLOGIA
Estudo sistemático das formas de relevo, baseando-se nas características que lhes determinaram a gênese e a evolução. Usa como premissas a natureza das rochas, suas estruturas (intrínsecas ou extrínsecas), o clima e as diferentes forças endógenas (tectônicas) e exógenas, que entram como fatores construtores e destruidores do relevo terrestre.
Paisagens, morfoestrutura e morfotectônica
Um método: refletir sobre aquilo que vemos para “enxergar” aquilo que não vemos. Paisagem (landscape): tudo que se relaciona às características superficiais de um terreno. É localizada na interfácie da litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera; Morfoestrutura: consiste nas feições geomorfológicas correlacionadas exclusivamente às estruturas geológicas morfotectônica Morfotectônica: “geomorfologia + tectônica”. São processos que agem de forma a criarem estruturas morfológicas (morfoestruturas) em nível macrogeomorfológico.
Estudos de macrogeomorfologia / morfotectônica
A maior parte das estruturas morfológicas espetaculares da crosta terrestre, são conseqüência dos eventos tectônicos em bordas de placas (destruição ou criação de placa).
PLACAS TECTÔNICAS
Conceito fundamental nas Geociências Integrada a partir de vários ramos das geociências Inicialmente sugerida a partir da geologia e paleontologia Completada a partir de muitas outras evidências (principalmente as geológicas)
Mosaico das Placas Tectônicas
Peter W. Sloss, NOAA-NESDIS-NGDC
Fig. 20.3
Características gerais das Placas
Grupo de rochas de diferentes origens movimentando-se na mesma direção. Pode ser uma crosta oceânica e continental ou apenas de um tipo. A crosta oceânica é formada por assembléia de rochas derivadas de lavas basálticas (máficas e/ou ultramáficas). A crosta