Resenha do filme ‘einstein e eddington’
Einstein parte para Berlin, com o propósito de encontrar respostas para as diversas perguntas da sua teoria da relatividade, que era seu principal trabalho que vinha trabalhando a anos, deixa família e filhos de lado, para se dedicar ao estudo. Logo ao chegar encontra muita dificuldade, pois seus colegas cientistas que estão engajados em outros propósitos, a primeira guerra mundial, estavam preocupados em desenvolver armas, como a câmera de gás. Ele não consegue nenhum progresso ate que recebe uma carta de eddington perguntando-lhe sobre a órbita de Mercúrio, que estaria errada, diferente da teoria de Newton. Isso faz ele se indagar e da inicio a uma serie de estudos, que desencadeia toda sua teoria.
O contexto do filme se passa na Alemanha, onde métodos de estudos não eram tão avançados devido a época, Einstein morava em um pequena casa, bem diferente daquele nosso pensamento de local de estudo, de algo bem complexo, com vários livros, e maquinas. Faz-nos refletir sobre os paradigmas, pois antes da teoria de Einstein, ninguém questionava a teoria de Newton, mesmo que tivesse erro nela, e depois com a teoria de Einstein, quebramos esse paradigma, ou criamos outro? Outro fato engraçado é que enquanto Albert e eddington estavam interessados em comprovar a teoria, seus respectivos países estavam em guerra, e proíbem quaisquer contatos entre as pessoas dos dois paises em guerra.
No filme ‘Einstein e Eddington’ , em que ocorre na época de conflitos entre a Inglaterra e a Alemanha, na qual ambos tentam ser a potencia