Resenha Filme Einstein & Eddington
"Einstein and Eddington" é um documentário/drama e co-produção da BBC (Inglaterra) e da HBO (EUA), de 2008, com roteiro de Peter Moffat e direção de Philip Martin. No elenco, David Tennant (Arthur Eddington), Andy Serkis (Albert Einstein), Rebecca Hall (Winnie Eddington), Jim Broadbent (Sir Oliver Lodge), Donald Sumpter (Max Planck), Richard McCabe (Frank Dyson), Lucy Cohu (Mileva Einstein), Jodhi May (Elsa Einstein), Jacob Theato (Eduard Einstein), Callum Williams (Hans Einstein). Fotografia Julian Court, música Nicholas Hooper, montagem Trevos Waite.
Philip Martin é um diretor e roteirista britânico de TV conhecido por seus filmes e documentários televisivos do canal britânico BBC, como Double Helix: The DNA Years (2004), Einstein and Eddington (2008), e Agatha Christie’s Poirot (2009). Várias de suas obras receberem nomeações prêmios importantes, como Hawking (2004) foi nomeado para o British Academy Television Award, Prime Suspect (2006) nomeado para o BAFTA e Wallander (2008) ganhou o BAFTA por Melhor Série de Drama. Philip Martin também ganhou um Emmy como Diretor Revelação de Miniséries, Filmes e Dramas.
Na trama, Sir Arthur Eddington é um renomado físico em Cambridge que, junto a seus colegas, é declarado um Newtoniano – ou seja, acredita nas teorias de Newton. Sir Oliver Lodge o conta que o governo alemão está reunindo seus melhores cientistas na Universidade de Berlim, para que estes trabalhem em prol da Primeira Guerra Mundial (que já havia começado). Ele então o passa a tarefa de descobrir quem é o cientista tão desejado pelos alemães e que ninguém nunca ouvira falar: Albert Einstein.
Estudando o cientista, Eddington percebe que ele descobriu uma falha da teoria de Isaac Newton, e então o envia uma carta questionando-o, inspirando o cientista a continuar seus estudos sobre a gravidade. É assim que em tempos de guerra entre Inglaterra e Alemanha, Eddington tem sua lealdade testada ao, além de se recusar a lutar