Administração
Administração e Administrador
Prof. Dr. Edmundo Escrivão Filho
A administração tornou-se uma das mais influentes atividades da humanidade, ou de parte dela que vive em sociedades relativamente organizadas. A boa administração de recursos públicos, privados e comunitários é fator de prosperidade de cidades e regiões contribuindo para o bem-estar material e emocional das pessoas; seu fracasso é causa de desalento individual e coletivo.
A administração é o campo de trabalho profissional, e recentemente também se tornou o campo de trabalho voluntário, de uma parcela numerosa da sociedade. A importância da administração está em sua capacidade de realizar objetivos individuais e organizacionais e de utilizar bem os recursos humanos, financeiros, tecnológicos, informacionais e dos conhecimentos. A Administração é o campo do conhecimento que teoriza sobre a prática administrativa, cria conceitos, princípios e técnicas para seu aperfeiçoamento e reflete criticamente sobre suas conseqüências. A importância da Administração está em sua poderosa força de aperfeiçoamento dos administradores ajudando-os a terem efetividade em suas ações.
Embora a aplicação de conceitos administrativos tenha se generalizado na sociedade durante a segunda metade do século XX, no uso pessoal, na família, em pequenos negócios e mesmo em entidades sem fins lucrativos, sua fonte de inspiração foi, e continuam sendo, essencialmente, as grandes corporações empresariais. Em outras palavras, o pensamento sobre a prática administrativa é originado em megaempresas industriais com o propósito de lucro; não qualquer empresa mas aquelas gigantescas e, portanto, operando formalmente organizadas em nível mundial.
1. ADMINISTRAÇÃO
Apesar do reconhecimento de que a administração exerce grande influência sobre a vida das pessoas e seja uma denominação amplamente difundida, sua definição não encontra consenso nem mesmo entre os estudiosos do assunto. “A palavra administrar