Sasa
Salsas,a,slslsldleleldldldldld,los,slslkslsslslslslslslslslslslslslslsllslslslslslslsksd,cd,cdcdcdcdcdcdc
A Wikipédia possui o
Portal da economia. A Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia
John Stuart Mill
John Stuart Mill (Londres, 20 de Maio de 1806 — Avinhão, 8 de Maio de 1873) foi um filósofo e economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Foi um defensor do utilitarismo, a teoria ética proposta inicialmente por seu padrinho Jeremy Bentham.
Índice [esconder]
1 Contexto
1.1 Biografia
2 Vida de John Stuart Mill
3 Obras
3.1 Princípios da Economia Política
3.2 A Liberdade
3.3 Sujeição das mulheres
3.4 Trabalhos sobre a religião
4 Referências
5 Ver também
6 Edições digitais gratuitas
Contexto[editar código-fonte]
A Inglaterra da década de 1850, na qual John Stuart Mill escreveu "Sobre a Liberdade", era uma sociedade profundamente conservadora, na qual os escritos de Mill advogando a liberdade econômica e moral do indivíduo sobre o Estado foram vistos como profundamente radicais.
A Era Vitoriana (1837-1901) é vista como um período de claro aumento das liberdades pessoais e políticas da sociedade inglesa. Dentre os diversos movimentos que fizeram parte dessa luta por maior liberdade podemos citar o exemplo das feministas, dos cartistas e dos abolicionistas. Contudo, não se deve deixar de ter em mente que, embora reformista, a sociedade vitoriana de maneira alguma pode ser considerada revolucionária.
O movimento feminista, na década de 1850, embora já fosse uma força política a ser considerada ainda não tinha obtido resultados de sua luta pelos direitos da mulher. A primeira lei assegurando os direitos da mulher na Inglaterra foi o Acto de Propriedade da Mulher Casada, aprovado pelo Parlamento em 1882, nove anos após a morte de Stuart Mill, que assegurava à mulher casada o direito a propriedade.
O movimento cartista de reforma social