Administração
O cenário do mercado hoje aponta um mundo totalmente globalizado, onde a concorrência não é só a nível nacional e sim internacional, consequentemente a organização para se mater viva no mercado deve buscar expandir seus negócios de forma consciente e sustentável adaptando-se ao mercado.
A Cooper é uma empresa que trabalha e é fornecedora líder automotiva global, oferecendo soluções de vedação de estruturas, combustível, freios e emissões, gerenciamento térmico e segmentos anti-vibração, buscando ao longo do tempo de sua operação, a satisfação dos seus clientes com seus produtos de qualidade, preparando seus funcionários para atender bem a clientela e criar a estrutura necessária para as mudanças do mercado.
O estudo do cenário atual revela a importância da avaliação dos ambientes internos e externos, onde as empresas encontram-se inseridas, assim como, a determinação de estratégias compatíveis para sua atividade, somada esta a necessidade operacional. Torna-se imprescidível levantar os fatores ambientais com base em indicadores de desempenho, que deverão estar metodicamente alinhados, a fim de tornar eficaz o sistema de decisões gerenciais, principalmente no que se refere à formulação, adaptação e execução de ações definidas pelos planos traçados. O segmento automotivo em que a Cooper atua, faz-se necessário o desenvolvimento de diferenciais, estratégias para sobrevivência e estabilização da organização em um mercado em constante transformação. Nesse cenário, os critérios de avaliação e seleção de fornecedores podem ser utilizados no contexto do gerenciamento da cadeia de suprimentos. “A concorrência acontece, pois, não mais entre empresas do mesmo ramo, mas sim, entre as cadeias de suprimentos e o seu correto gerenciamento” (Langendyk, 2002 p. 100).
2. HISTORICO
Em 2001, foi fundada a empresa Cooper Standard Automotive Brasil Fluid Systems Ltda., unidade Camaçari – BA, responsável pelo fornecimento de peças do sistema de fluído: