Administração
1.1-O Poder
Poder nas organizações contemporâneas: “quem deseja, inveja ou utiliza o poder, jamais o menciona”
O uso do poder Positivo x Negativo: * Algumas pessoas, devido às suas relações pessoais, seu carisma, o poder de convencimento conseguem, às vezes, obter maior agilidade na resolução de certos problemas, tornando-se então, de algum modo, mais poder. * Associações negativas, ligadas a manipulação, abuso, exploração e injustiça afetando a vida das organizações, as relações de trabalho e a qualidade do relacionamento interpessoal entre níveis hierárquicos, influenciando negativamente dentro da empresa/cliente/fornecedores, na produtividade e nos resultados.
Fatores do poder: * A natureza do poder: o poder não é visível nem mensurável sendo confundida com controle, autoridade, força, carisma etc. * Questões Metodológicas: teoria baseada em observações objetivas e quantificáveis. * Valores Culturais: Implicitamente o poder não deveria ser desejado ou buscado pelos homens, sob pena de estarem desafiando as prerrogativas de Deus e correndo o risco do castigo divino. * Transformações politicas: para democracia, poder, considerado divino, passou a ser atribuída a vontade do povo como forma de legitimar a posição e o controle. * Aspectos psicológicos: compreendido pelo comportamento humano e pela compreensão do processo, envolvendo conhecimentos da Psicologia, sociologia e psicologia social.
1.2 – Poder das Organizações
A força das Organizações é um conceito visto por colaboradores como um fator negativo, mas é apenas uma ferramenta para cumprir, ordenar e monitor o cumprimento de uma tarefa. Existem alguns métodos adotados pela organização para alcançar seu objetivo: coercitivo, recompensa legitima, conhecimento e referencia. Isto faz com que se tenha segurança, controle de situações indesejadas e ordem dentro de uma organização.