Administração -TQM
(Total Quality Management)
Prof. Amilcar dos Santos Couto
Bacharelado em Engenharia Civil – 5º E
Depto de Engenharia
\
1. Introdução
Qualidade total, de acordo com a ISO 8402: 1994 significa o “modo de gestão de uma organização, centrado na qualidade, baseado na participação de todos os seus membros, visando ao sucesso em longo prazo, por meio da satisfação do cliente e dos benefícios de todos os membros da organização.”
Por muito tempo, os gestores de grandes organizações seguiram o modelo tradicional do custo da qualidade, buscando a obtenção de níveis de qualidade aceitáveis frente aos seus parceiros da cadeia de valor e aos seus clientes. No entanto, a abordagem pura da TQM, apontou várias falhas nesse modelo de gestão da qualidade considerando algumas de suas implicações para a vida organizacional.
A ideia central do TQM é que a qualidade esteja presente na função de gerenciamento organizacional, em uma tentativa de ampliar seu foco, não se limitando às atividades inerentes ao controle.
2. TQM – Gestão da qualidade Total (Total Quality Management)
A gestão da qualidade total é conhecido como TQM (Total Quality Management ) foi desenvolvida pelos autores Crosby, Demimg, Feigenbaum, Ishikawa e Juran por volta das decadas 1950 e 1980, e se refere a uma estratégia de gestão orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. Em 1961, Feigenbaum definia como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo da implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
O TQM é composta de estágios tais como: planejamento, organização controle, e liderança. Tanto qualidade