Administração-tgs
Email: anderson.invictus@hotmail.comCel.: (98) 8210-1622
Segue minha parte do trabalho, notei que Isabelly falou um pouco sobre meu tópico, então vou dar uma condensada. Até porque o assunto é grande e um pouco complexo, bls ?!
Principais conceitos da Teoria de Sistemas (TGS)
A teoria de sistemas (igualmente conhecida como teoria geral de sistemas ou TGS) é uma abordagem multidisciplinar que estuda as propriedades comuns em distintas entidades. Foi o biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy (1901-1972) quem assim o denominou, em meados do século XX.
É considerada como sendo uma teoria de teorias, pelo fato de procurar regras de valor geral que possam ser aplicadas em qualquer sistema e em qualquer nível da realidade. Convém destacar que os sistemas são módulos ordenados de elementos que se encontram inter-relacionados e que interagem entre eles.
Pode-se distinguir o sistema conceitual ou ideal (o conjunto organizado de definições, símbolos e outros instrumentos do pensamento) e um sistema real (uma entidade material com componentes organizados que interagem de modo a que as propriedades do conjunto não possam ser completamente deduzidas das propriedades das partes).
Apesar de a teoria de sistemas ter nascido pela mão de um especialista em biologia, ao longo do tempo, foi sendo aplicada em diversos campos de estudos, como a cibernética e a teoria da informação. O sociólogo alemão Niklas Luhmann (1927-1998) foi um dos responsáveis a implementar a teoria de sistemas nas ciências sociais.
A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica. Os pressupostos básicos da T.G.S. são:
Existe uma nítida tendência para a integração nas várias ciências naturais e sociais;
Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas;
Essa teoria de sistemas pode ser uma maneira mais abrangente de estudar