Administração - teoria e prática no contexto brasileiro - cap. 5
Fundamentos de Administração.
Questões para discussão.
1) Planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. Sendo assim, o planejamento é muito importante na administração, pois é o mesmo que define o que deve ser feito, os objetivos, e como deve ser feito, os planos. A principal critica crítica contra o planejamento formal nas organizações é que ele não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico e ao mesmo tempo inibe a criatividade.
2) Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas. Enquanto os objetivos especificam os estágios futuros que a organização busca atingir, os planos estabelecem meios para alcançá-las. Os objetivos são o que devem ser buscados, já os planos é como se fossem o que deve ser feito para atingir os objetivos.
3) Os objetivos bem definidos devem procurar serem eficazes, específicos, mensuráveis, desafiadores, hierarquizáveis e coerentes. Sempre é melhor ter objetivos, mesmo que não sejam bem definidos, do que não ter os mesmos, pois sem objetivos não saberá o caminho a seguir e o que buscar.
4) O processo de administração estratégica começa com a execução de uma análise do ambiente externo, logo após o estabelecimento de uma diretriz organizacional. Depois de feito isso é necessário a formulação de uma estratégia organizacional e implantação da mesma.
5) A análise SWOT é uma ferramenta de gestão bastante difundida no meio empresarial para o estudo do ambiente interno e externo da empresa através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta. Mesmo parecendo simples, esse método se mostra bastante