Relatório Saúde Mental – CAPS II
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Língua Portuguesa do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES do Centro Universitário de Brasília – UNICEUB.
Prof.ª. Elda Ivo
BRASÍLIA
2014
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO 1
2RESUMO 2
3OBJETIVO 2
4DESENVOLVIMENTO 2
5DIFICULDADES ENCONTRADAS 4
6CONCLUSÃO 4
7BIBLIOGRAFIA 5
1 INTRODUÇÃO
O Trabalho teve como intuito principal a pesquisa de campo para o aprofundamento e ciência do amplo mercado de trabalho de um psicólogo. Sendo que foi realizada a escolha da área especifica por afinidade ou curiosidade do grupo.
Por orientação do docente da disciplina “Psicologia Ciência e Profissão”, realizamos a visita ao Centro de Apoio Psicossocial II da cidade satélite de Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal com mais de 221 mil habitantes, de acordo com o anuário do DF de 2013. A Psicóloga responsável pela unidade, Tatiana Lins, nos recebeu cordialmente para a visita e esclarecimentos.
De fato, tomamos ciência de conceitos e situações do cotidiano da unidade de saúde e aprofundando nossas pesquisas, de um histórico não muito agradável da saúde mental em nosso país.
Breve, iremos dissertar a entrevista realizada e informações que se tornaram pertinentes a nossa conclusão final.
2 RESUMO
A criação do CAPS foi resultado de um intenso movimento social, iniciado pelos trabalhadores de saúde mental, que buscavam a melhoria da assistência no Brasil e denunciavam a situação precária dos hospitais psiquiátricos, que ainda eram o único recurso destinado aos usuários portadores de transtornos mentais. O CAPS II de Taguatinga, foco da nossa pesquisa, é um local de referência no atendimento àquela comunidade, tendo como a principal forma de atendimento as terapias ocupacionais em grupo. O trabalho de interação e