PROJETO DE INTERVEN O Fam lia e bpc

3912 palavras 16 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço social

THAYANE AUGUSTO DA SILVA REIS

ProJETO DE AÇÃO:
PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL, BPC E FAMÍLIA: UMA BUSCA PELOS DIREITOS DO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL

Barreiras-BA
2014

THAYANE AUGUSTO DA SILVA REIS

projeto de Ação:
PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL, BPC E FAMÍLIA: UMA BUSCA PELOS DIREITOS DO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL

Trabalho apresentado no curso Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório II

Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes.

Barreiras-BA
2014
1. APRESENTAÇÃO

No período que correspondeuà disciplina Estágio Curricular I, a estagiária esteve observando e participando indiretamente de ações no Centro de Atenção Psicossocial 1 (CAPS 1) do município de Santa Rita de Cássia no estado da Bahia. Entre as ações desenvolvidas está a realização de visitas domiciliares, acompanhamento de intervenções, buscas ativas entre outras.
Os Centros de Atenção Psicossocial- CAPS são serviços públicos municipais de saúde, que prestam atendimento às pessoas em grave sofrimento psíquico. Sua ação está diretamente ligada à tentativa de reduzir e evitar internações psiquiátricas e, com isso, possibilitar bem-estar e melhora na qualidade de vida dos usuários através do acompanhamento clínico e articulação com a rede de serviços da comunidade. As ações do CAPS pretendem favorecer a reinserção social dos portadores de transtorno.
O serviço social está intimamente ligado à ideia de CAPS e é um dos pilares fundamentais para o funcionamento deste.O Assistente Social trabalha na reintegração dos usuários na sociedade, na promoção da cidadania e garantia de direitos, direitos estes que outrora lhe foram negados.
A proposta de CAPS surgiu como resposta às manifestações que ocorreram na década de 90 e aclamavam a reforma psiquiátrica. Legalmente, o CAPS está presente nas Portaria/SNAS nº 224 - 29 de Janeiro de

Relacionados