PROJETO ATIVIDADE PR TICA SUPERVISIONADA
CURSO PEDAGOGIA
1. INTRODUÇÃO
Considerando as recentes necessidades apresentadas para atender às expectativas dos alunos e adequar as especificidades do mercado de trabalho na área de Pedagogia, acrescidas das recomendações do Instituto Nacional de Ensino Superior (INEP-MEC)e das Diretrizes Curriculares Nacional(24/11/2006 Resolução nº13), o curso de Pedagogia integra em seu Projeto Pedagógico de Curso o Projeto Atividades Práticas Supervisionadas (APS) - Trabalho Integrado (TI).
O Projeto Atividades Práticas Supervisionadas (APS) - Trabalho Integrado (TI) constitui-se em um meio de instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem, via interdisciplinaridade - integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso – e práxis – integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula – à realidade.
2. TEMA
“AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO”
2.1 JUSTIFICATIVA
A escolha do tema surgiu porque temos constatado que a questão do desempenho dos alunos tanto em testes de larga escala quanto no próprio percurso escolar tem estado na pauta da política educacional nos últimos anos de forma explicita e urgente. A Constituição de 1988 estabeleceu como um dos princípios da educação nacional a “ garantia de um padrão mínimo de qualidade de ensino” ( Brasil, 1988, art.211). A esta diretriz geral somam-se várias indicações na legislação educacional ordinária (LDB 9394/96, Lei 9424/96, Lei 10.172/01) que reafirmam a necessidade de padrão de qualidade e a responsabilidade do poder público em monitorá-la.
Neste termos, entendemos que este projeto poderá ser de grande valia para a formação de nossos pedagogos e pedagogas para atuação na docência e na gestão da escola que também é objeto de formação profissional do curso de Pedagogia. Outro aspecto importante, a nosso ver, é que a Relevância Social do Curso de