Administração tecnicas de negociação
1) COMPRAS
Qualquer atividade industrial necessita de matérias-primas, componentes, equipamentos e serviços para que posssa operar. No ciclo de um processo de fabricação os materiais e insumos gerais devem estar disponíveis , mantendo-se, com certo grau de certeza, a continuidade de seu abastecimento a fi de atender às necessidades ao longo do período. Logo a quantidade dos materiais e a sua qualidade devem ser compatíveis com o processo produtivo.
Em todo sistema empresarial para se manter um volume de vendas e um perfil competitivo no mercado e, consequentemente, gerar lucros satisfatórios, a minimização de custos deve ser perseguida e alcançada, principalmente os que se referem aos materiais utilizados, já que representam uma parcela por demais considerável na estrutura do custo total.
A necessidade de se comprar cada vez melhor é enfatizada por todos os empresários, juntamente com as necessidades de estocar em níveis adequados e de racionalizar o processo produtivo. Comprar bem é um dos meios que a empresa deve usar para reduzir custos. Existem certos mandamentos que definem como comprar bem e que incluem a verificação de prazos, preços, qualidade e volume. Mas manter-se bem relacionado com o mercado fornecedor, antevendo na medida do possível eventuais problemas que possam prejudicar a empresa no cumprimento de suas metas de produção, é talvez o mais importante nesta época de escassez.
A seleção de fornecedores é considerada igualmente ponto-chave do processo de compras. A potencialidade do fornecedor deve ser verificada, assim como suas instalações e seus produtos, e isso é importante. O seu balanço deve ser cuidadosamente analisado. Com um cadastro atualizado e completo de fornecedores e com cotações de preços periódicas, muitos problemas podem ser evitados.
Função que consiste em abastecer a empresa e colocar a sua disposição as melhores condições técnicas e econômicas os elementos necessários a sua