Administração pública na era da incerteza
Ana Paula Lemos Souza 09-02-2012
Administração Pública
Administração Pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos que procuram satisfazer as necessidades da sociedade. É exercida pelo conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado. É dividida em Direta e Indireta.
Administração Pública
Administração Direta é aquela exercida pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Os órgãos não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio nem autonomia administrativa. Administração Indireta é aquela na qual o Estado transfere a sua titularidade ou a execução das funções para que outras pessoas jurídicas, ligadas a ele, possam realizar. Tais entidades possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa.
A Era da Incerteza (1977)
O livro “A era da Incerteza” de John Kennet GALBRAITH (1908-2006), é composto de 12 capítulos sobre geopolítica, economia, sociologia e história. É considerada uma das mais importantes e abrangentes contribuições para a compreensão dos aspectos econômicos, político e social do mundo.
A Era da Incerteza (1977)
Analisa as idéias desde o início do capitalismo clássico pós revolução industrial, os conceitos da Guerra Fria, dos conglomerados empresariais, das lutas no Terceiro Mundo até os problemas das modernas sociedades urbanas e do poder democrático.
A Incerteza
A incerteza é produto do capitalismo em sua fase flexível. Neste contexto a economia da permanência cede lugar a chamada economia da transitoriedade.
A Incerteza
As mudanças alcançam as instituições e as pessoas todos os dias, de forma tão gradual e imperceptível, quanto global e estrondosa. Tudo passa: a obsolescência dos produtos é planejada; os pontos de referência desaparecem; os fluxos (de pessoas, trabalho, imagens, informações, tecnologia, equipamentos...) são intensificados. Isto faz da pós-modernidade o lugar, por excelência, do