Administração publica
Nos dias atuais vêem-se muitos empregadores reconhecendo que é de grande importância os mesmos criarem condições adequadas para que as pessoas possam desenvolver o seu potencial e a sua criatividade. Neste sentido, o tema “Qualidade de Vida no Trabalho” vem ganhando força e é cada vez mais discutido e considerado como objeto de pesquisas.
Qualidade de Vida no Trabalho é um princípio de gestão organizacional expressado por um conjunto de práticas, diretrizes e normas no âmbito da organização e das relações sócio-profissionais de trabalho, que visam à promoção do bem-estar coletivo, o exercício da cidadania na função pública e o desenvolvimento das pessoas.
Ao discutir-se sobre qualidade de vida, deve-se abordar a estrutura, a cultura e os aspectos organizacionais da organização. Deste modo, um fator importante a ser estudado é o Clima Organizacional, o qual busca explicar o ambiente interno existente entre os membros de uma entidade, e está diretamente relacionado com o nível de motivação de seus participantes. Neste sentido, pode-se afirmar que o clima organizacional, dependendo da ação de certas variáveis, pode ser criado em determinado espaço de tempo e sua característica permanecer relativamente estável.
Assim, a melhoria na QVT objetiva a satisfação dos empregados, que precisam ser mobilizados para as metas de qualidade em qualquer organização.
São muitas as teorias que tratam os motivos que levam as pessoas a cumprirem uma ação. A importância das teorias motivacionais refere-se ao fato que para se conhecer a motivação no trabalho, é necessário se admitir quais as causas que determinam a motivação no organismo humano.
Sabe-se que para que um indivíduo realize um bom trabalho é preciso fatores motivadores que o estimule. E é através do trabalho que o homem pode modificar seu meio e a si próprio, iniciando esse processo na construção das relações no seu ambiente de trabalho.
A teoria dos fatores