Administração patrimonial
As empresas estão sempre preocupadas com lucros, despesas, estoques e balanço, mas e a questão relativa ao controle patrimonial ?
Quanto maior e mais complexa a empresa se torna mais e mais patrimônio a empresa acumula ( quanto mais patrimônio, mais vale a pena implantar o controle patrimonial ).
Quando falamos de patrimônio não falamos somente de prédios, veículos e instalações… O conceito de patrimônio é muito mais amplo.
Como patrimônio podemos entender também as matérias primas, os produtos que estão no estoque e até mesmo patentes, isso mesmo !! A propriedade intelectual e descobertas tecnológicas que uma empresa tem, também fazem parte do seu patrimônio e devem ser contabilizadas pelo controle patrimonial.
Mas o que é controle patrimonial ? Afinal, o que significa esse conceito ? Implantar o processo de controle patrimonial na empresa significa identificar e catalogar todos os bens disponíveis e verificar o preço atual de cada um deles, conhecendo o preço de cada um dos bens disponíveis e somando os seus valores, podemos ter uma idéia exata do valor de mercado da empresa.
Vantagens da Implantação do Controle Patrimonial para o Gerenciamento da Empresa
O fato é que a grande maioria dos profissionais de administração de empresas desconhece o valor verdadeiro das empresas que gerenciam. Conhecer bem o patrimônio o qual está gerenciando trás muitas vantagens para o administrador: * Quando a empresa faz o controle patrimonial correto dos seus bens, produz estatísticas e balanços muito mais precisos, com dados mais precisos o profissional de administração de empresas toma decisões mais acertadas. * No caso de fusão ou venda da empresa, quando o controle patrimonial está correto, evita-se prejuizos por se conhece exatamente quanto vale a empresa ( a empresa é vendida pelo valor que realmente vale ). * No caso de ajuste fiscal e pagamento de impostos, com o controle do patrimônio é possível calcular o preço exatos dos