Condensador a água
O condensador tem a função de eliminar o calor do fluído refrigerante que entra como “vapor” e se transforma em “liquido”. No condensador transfere-se o calor para a água, sabendo que, este ocorre sempre com a troca da maior temperatura para a menor temperatura. Como neste caso é a água que absorve o calor do fluido refrigerante, este condensador é a água. O calor que o fluido refrigerante retirou no evaporador mais o calor injetado pelo compressor é transferido para a água, pois a água esta com temperatura menor que a do fluido refrigerante no condensador. A água por ter absorvido o calor do fluido refrigerante precisa perder calor para novamente entrar nos tubos do condensador com temperatura menor. O principio é fazer com que a água retire o calor do fluido refrigerante. A temperatura de condensação deve ser sempre maior que a temperatura da água que entra no condensador. Normalmente estes condensadores utilizam água proveniente de uma torre de resfriamento.
Os sistemas resfriados a água fazem isso em 3 estágios para transferir o calor: • primeiro o calor é transferido do refrigerante, no condensado, para a água que circula no mesmo; • depois a água é transferida de dentro do condensador para fora, através de uma tubulação e uma bomba, que a leva para a torre de resfriamento; • por fim, a torre de resfriamento rejeita o calor da água para o ar externo.
FIGURA 01 Embora esse sistema de condensação seja mais complicado e mais caro, além de exigir uma manutenção maior do que os sistemas resfriados por ar, ele também é mais eficiente em termos energéticos. A temperatura do refrigerante no condensador fica aproximadamente 8ºC menor do nos sistemas resfriados por ar, fazendo com que o compressor trabalhe com uma pressão menor e portanto, com um consumo de energia menor.
Existem três tipos básicos de condensadores resfriados a água:
FIGURA 02 • tubo em tubo, também chamado às vezes de condensador