Condensadores
(UNOCHAPECÓ)
CONDENSADORES
Franklin Schappo
João Giacomini
Yuri Paulo Sponchiado Engenharia Mecânica Refrigeração e Condicionamento de Ar
Chapecó – SC, Jun. 2014
Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
Áreas das Ciências Exatas e Ambientais
Curso: Engenharia Mecânica - 6º Período 2014/1
Disciplina: Refrigeração e Condicionamento de Ar
Professor: Sidinei Wottrich
CONDENSADORES
Franklin Schappo
João Giacomini
Yuri Paulo Sponchiado
Chapecó – SC, Jun. 2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
O condensador é um trocador de calor, e como o nome diz, tem a função de dissipar para o ambiente externo ao sistema de refrigeração o calor absorvido no evaporador e gerado pelo processo de compressão.
Os condensadores evaporativos são equipamentos destinados ao desaquecimento, condensação e sub-resfriamento de fases refrigerantes em sistemas de refrigeração. Para a escolha de condensadores resfriados a ar devem ser levados em consideração diversos fatores, tais como: consumo de energia, instalação, disponibilidade e nível de ruído.
Condensador são os elementos do sistema de refrigeração que têm a função de transformar o gás quente, que é descarregado do compressor a alta pressão, em líquido. Para isso, rejeita o calor contido no fluido refrigerante para alguma fonte de resfriamento.
2. PROCESSOS DE CONDENSAÇÃO
Ao ser admitido no condensador, o fluido refrigerante está no mesmo estado que na descarga do compressor, ou seja, gás quente a alta pressão. Como em um sistema de refrigeração o objetivo é evaporar o refrigerante (para resfriar retirar calor de um ambiente e/ou produto), o refrigerante no estado gasoso deve ser condensado antes de retornarão evaporador.
O processo de condensação do fluido refrigerante se dá ao longo de um trocador de calor, denominado