Relatório
Como funcionam: É basicamente uma serpentina de alumínio ou as vezes de ferro. Sua função é evaporar o fluido que está dentro dele e retirar calor do ambiente.
Tipos de evaporadores:
Evaporadores de expansão seca, ou direta ou D-X
Evaporadores inundados
Evaporador tubo liso
Evaporador tipo tubo e aletas
Evaporador de superfície de placas
Sistemas de água gelada
Evaporadores de expansão seca, ou direta ou D-X: São utilizados na maioria dos sistemas de refrigeração com menos de 100 TRs. São utilizados também em certos equipamentos de refrigeração industriais. Num evaporador D-X o fluxo de refrigerante é controlado de maneira tal que o refrigerante é essencialmente líquido ao entrar no evaporador, porém sai dele na forma gasosa.
Evaporadores inundados: São utilizados em sistemas voltados para conforto, acima de 100 TRs. Ocorre a recirculação do refrigerante dentro do evaporador devido a adição de uma câmara de separação. O refrigerante líquido entra nessa câmara através do dispositivo de expansão e devido a gravidade se concentra na parte de baixo.
Evaporador tubo liso: São utilizados na maioria das vezes para trabalhos onde a temperatura é mantida abaixo de 1o ºC. Nada mais são do que simples tubos de cobre com uma forma que melhor atenda a necessidade.
Evaporador tipo tubo e aletas: Tipo tubo tem placas finas de metal fixadas entre os seus tubos. As aletas melhoram a eficiência da transferência de calor, devido a aumentarem a área global de troca de calor.
Evaporador de superfície de placas: Costuma ter formas diversas e também são conhecidos como evaporadores de superfície plana. Uma versão muito