Bens duráveis e não duráveis
Bens de Consumo São aqueles adquiridos pelas famílias, que destina-se a satisfazer as necessidades de consumo, podendo ser bens de consumo durável ou não durável. Os Bens de consumo durável são aqueles que são utilizados durante um tempo relativamente longo, como por Ex.: Casas, automóveis, eletrodomésticos. Os Bens de consumo não duráveis são usados por um prazo curto ou apenas poucas vezes como os alimentos, produtos de limpeza, roupas. Um produto é chamado de bem porque satisfaz uma necessidade humana. A Economia, como Ciência, não entra em considerações éticas ou de juízos de valor; ela não questiona o que é um bem ou um mal para o indivíduo e não determina quais as transações que devem ou não ser efetuadas.
Tais modelos mostram que o comportamento do consumo de bens duráveis é diferente do consumo de bens não-duráveis, encontrando diferentes restrições testáveis para cada tipo de gasto. Ao que sabemos, trata-se de um estudo pioneiro e necessário sobre o assunto no Brasil.
Além do importante resultado de encontrarmos separabilidade entre duráveis e não-duráveis, concluímos que há uma relação de longo prazo entre o consumo de duráveis, não-duráveis,. No curto prazo, essas duas séries exibem também uma dinâmica comum que pode ser explicada em parte pela existência de restrição à liquidez no Brasil. Essa última evidência sugere que políticas que visam reduzir a restrição de crédito podem ter um impacto grande sobre o consumo, e, por conseqüência, sobre o bem-estar dos