Administração financeira e orçamentaria
A Administração Financeira é a arte e a ciência de administrar recursos financeiros. Ela é exercida nas mais diversas organizações: indústrias, empresas comerciais, empresas publicas ou privadas; com fins lucrativos ou não; governos, escolas, hospitais, clubes recreativos, ONGs e outras.
Finanças corporativas são aplicações da administração financeira às sociedades anônimas de capital aberto. Os recursos financeiros são gerados pelas atividades operacionais e por capitais próprios ou captados externamente no mercado financeiro e de capitais. O objetivo da Administração Financeira é maximizar a riqueza dos acionistas. Para atingir esse objetivo ela busca uma integração perfeita de três decisões estratégicas: de investimento, de financiamento e de resultados.
A administração financeira procura responder três questões fundamentais:
1- Quais investimentos de longo prazo você deve fazer?
2- Onde você conseguirá os financiamentos para viabilizar esses investimentos?
3- Como você obterá os resultados que atendem as exigências dos acionistas?
O administrador financeiro é o principal responsável pela criação de valor e pela mitigação de riscos e para isso se envolve nos negócios como um todo, eles contribuem para o sucesso dos negócios empresariais ao darem respostas adequadas a essas questões. As funções financeiras são distribuídas em: gerencia financeira e controladorias podem ser de curto ou longo prazo.
A Administração Financeira esta relacionada com outras ciências, especialmente com a economia: teoria da preferência pela liquidez, estrutura do sistema econômico, economia internacional; com a contabilidade: principio de caixa e competência e demonstrações financeiras; com a matemática e a estatística: medidas quantitativas, desvio padrão, variância e covariância; com a computação: softwares específicos; e com direito: normas e leis.
Ética é fundamental na administração financeira. O padrão elevado de conduta ou de juízo moral devem ser