Critica filme o lorax
Artigo de Opinião
Filme: “O Lorax: Em Busca da Trufula Perdida”
Votorantim
2012
Filme: “O Lorax: Em busca da Trufula Perdida”
Resumo
Ao contrário do que todos pensam ao ler o título, o personagem principal não é Lorax, apesar desse desempenhar um papel fundamental na mensagem que o filme transmite.
O filme se passa em ThneedVille (SneedVille), num lugar e num tempo onde todas as árvores foram destruídas pela ambição de um personagem chamado Umavez-ildo, que as destruiu apenas pensando em ganhar dinheiro, e não nas consequências. Lorax é o guardião das florestas e tentou de todas as formas alertar Umavez-ildo sobre a importância da natureza, porém ele não deu ouvidos.
Após isso, a cidade começou a fabricar tudo com material plástico, até mesmo os alimentos. Além disso, o ar puro era vendido, por uma única empresa chamada O’hare, na qual o dono é o vilão da história, impedindo que os moradores saiam da cidade em busca de um lugar melhor.
Ted, um menino apaixonado por Audrey, quer demonstrar seu amor dando a ela uma arvore de verdade, e então as coisas começam a mudar, ele vai atrás de Umavez-ildo, que agora é sozinho e arrependido por ter causado tamanha destruição, e então Umavez-ildo entrega a Ted a última semente de Trufula existente, e com muita luta, Ted consegue plantar a arvore e mudar o pensamento dos moradores de ThneedVille.
Artigo de Opinião
O filme, com um enredo divertido, transmite uma mensagem muito séria. O crescimento desenfreado da produção mundial, o consumo exagerado e fútil, está acabando dia pós dia com nosso planeta, com nosso ar, com a beleza do nosso planeta, na verdade nós se destruindo. No filme o personagem Umavez-ildo destrói tudo para ganhar dinheiro com seus Sneeds (um tipo de casaco), no mundo real não é muito diferente, destruímos tudo para ficarmos mais bonitos, ganhar mais status, e evoluir cada vez mais, se é que podemos chamar isso de evolução.
Lorax faz o papel de alertar e