Administração extratégica
1. INTRODUÇÃO
O setor terciário tem se mostrado cada vez mais importante na geração de renda na economia moderna, tem acelerado a competitividade doméstica e internacional, a criação de empregos e o progresso tecnológico. As atividades de comércio e serviços representam 50% dos custos de produção e cerca de 50% da geração de empregos no mundo, sendo que a importância dessas atividades para as economias em desenvolvimento vem se intensificando (CNC – Confederação Nacional do Comércio; SEBRAE, 2008).
De acordo com o Código Nacional de Atividade Empresarial (CNAE 5611-2/01) está elevado o grau de concorrência no mercado de pequenos restaurantes e lanchonetes, incluindo as pizzarias na região. O surgimento de micro e pequenas empresas voltadas para a produção e oferta de alimentos do tipo “lanches rápidos (fastfood) e pizzas” tem se mostrado superior à capacidade de demanda da população, bem como o elevado índice de encerramento de empresas com 41% em comparação com o índice de empresas ativas 48% no período de janeiro a março deste ano, conforme dados obtidos na Junta comercial do Estado (JUCERR – 2009; 2010).
Avaliando os dados acima levantados, verifica-se que a capacidade de planejamento na hora de estabelecer e dar continuidade a um empreendimento torna-se fundamental para o alcance dos objetivos desejados. A redução dos custos, qualidade dos produtos e do atendimento, espaço físico que proporcione conforto e bem estar aos clientes, já não são elementos suficientes para garantir o sucesso do negócio. A elaboração de um planejamento estratégico organizacional que considere as mudanças e a dinâmica do ambiente é essencial para a construção da base do negócio, nos quais os gestores são os responsáveis para estabelecer as estratégias que criarão novas conquistas no mercado.
A Lanchonete e Pizzaria “Bom Te Ver” iniciou suas atividades em 20 de abril de 2006, porém a empresa foi regularizada oficialmente em 22 de setembro de 2008.