CIÊNCIA: UMA TENTATIVA DE CONCEITUAR
Maria Célia da Silva Gonçalves*
William José Ferreira**
Resumo: O presente artigo, desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica, busca investigar a natureza do conhecimento científico, assim como a importância da epistemologia das ciências e suas filosofias. Partindo-se do principio de que para que um cientista possa ser respeitado ele precisa conhecer a história da ciência da qual se ocupa e refletir sobre sua filosofia, assim faz-se também extremamente necessário que ele reflita sobre “o que é científico” e quais são os limites dessa cientificidade.
Palavras-chave: Ciências; Conhecimento; Epistemologia; Filosofia
The present article, developed through a bibliographical revision, search to investigate the nature of the scientific knowledge, as well as the importance of the epistemology of the sciences and their philosophies. Begin of the I begin that so that a scientist can be considered true he needs to know the history of the science of the which is in charge of and to contemplate on his philosophy, he is done like this also extremely necessary that he thinks about “what is scientific" and which are the limits of that scientificity.
Keywords: Science; Knowledge; Epistemology; Philosophy
Introdução Vivemos uma cultura em que a ciência ocupa um lugar de destaque, onde a sofisticação e a dilatação da complexidade das atividades científicas são impetrantes no dia a dia. Uma vez que os avanços tecnológicos são responsáveis pela destruição dos limites das distâncias ou ainda tornaram-se capazes de prolongar a vida humana. Doenças antes vistas como incuráveis hoje são facilmente combatidas e até mesmo erradicadas. O mundo presencia a era das tecnologias de ponta, tais como os aviões supersônicos, a Internet, os sofisticados aparelhos de diagnóstico médico, a nanotecnologia e a decodificação do DNA. Existe hoje o discurso de que o “manejo próprio, crítico e criativo do conhecimento é,