Elementos de Máquinas
Disciplina: Materiais e Tratamento Térmico Objetivo:
Este procedimento prescreve os conceitos gerais na preparação do corpo de prova para análise microscópica. Aplica-se a todos os materiais e produtos metálicos ferrosos. é um meio que permite conhecer a estrutura do material. Metodologia
Experimento : tratamento térmico Têmpera
O corpo de prova aço 1045 foi submetido ao teste de dureza na escala C3 a pressão de 15Kgf, onde podemos comprovar a dureza do material em C50.
Logo após, o corpo foi submetido ao aquecimento acima de 912ºC, sendo o mesmo retirado rapidamente do forno e mergulhado em uma solução de resfriadora.
Logo após utilizamos a técnica de lixamento manual que consiste em se lixar a amostra sucessivamente com lixas de granulometria cada vez menor..
A sequencia que utilizei para fazer o lixamento as granulações, 100-120-220-320-400-500-600.
Feito esta operação fizemos uma pré visualização no microscópio não sendo possível fazer uma determinação da estrutura do material, passamos então para o polimento.
Após o polimento executamos o ataque químico onde a superfície polida do corpo de prova afim de contrastar na análise microscópica.
Antes a amostra passou por um processo secagem rapidamente através de um jato de ar quente fornecido por um secador elétrico.
2/2
Logo após o corpo de prova foi levado para o microscópio eletrônico onde uma fotografia foi tirada de sua face fosca com a apresentação de sua macroestrutura.
Conclusão
De acordo com a analise da fotografia tirada podemos concluir que o material utilizado é um aço-carbono temperado e podemos observar a formação das linhas de contorno de grão com formação de Perlita (escura) e martensita .