Administração estratégica
Administração Estratégica
Descrever o processo de administração estratégica.
Muitas vezes a estratégia é confundida como algo mirabolante e surge como um insight na mente dos gestores. De fato há estrategistas excepcionais e que são capazes de trazer resultados positivos em qualquer organização em que estejam, no entanto, não se pode depositar toda a responsabilidade da estratégia numa única pessoa ou grupo de pessoas.
Dessa forma, entende-se que a estratégia não é uma ação pontual, mas um conjunto de ações que não é desenvolvido de forma aleatória e sim por meio de um processo analítico, que se denomina processo de administração estratégica.
Seguindo a definição de processo que conceitua a atividade que transforma inputs ou entradas em outputs ou resultados, temos que um processo é composto por várias etapas e que quanto mais etapas houver, mais complexo este processo será.
O processo de administração estratégica
Segundo Hitt, Ireland e Hoskisson (2003), o processo de administração estratégica assume a configuração descrita acima e é desenvolvido em cinco etapas:
1. Elaboração das diretrizes organizacionais
As diretrizes organizacionais são as declarações orientadoras de todo processo de administração estratégica e constituem sua primeira etapa. Na aula 3 elas serão estudadas detalhadamente, mas de uma forma sucinta pode-se dizer que as diretrizes organizacionais descrevem: ●
●
●
O que a organização almeja.
Que caminhos pretende percorrer.
O que pontualmente deve realizar
Da mesma forma que se diz que quando não se sabe para aonde quer ir, qualquer caminho serve, para a organização ocorre da mesma forma: sem a definição das diretrizes organizacionais, as outras etapas do processo de administração estratégica não se desenvolvem.
Entendendo que a organização é composta pelos seus colaboradores, as diretrizes, além de serem elaboradoras, devem ser claras ao ponto de que todos compreendam e, principalmente, devem ser comunicadas para que todos