Administração Estratégica
1.1 - Surgimento da produção competitiva
A produção deixou de ser para subsistência para acumulação de capital
1.2 – Advento da produção em massa
Com a produção em massa as indústrias buscavam meios de escoar seus produtos o máximo que possível.
1.3 – Globalização
A competitividade, a quebra das barreiras geográficas, e as tecnologias marcaram o inicio da globalização.
2.0 – Percurso histórico da estratégia
2.1 – Fase do Planejamento financeiro
Essa fase é marcada pelo pensamento que as empresas tinham com relação aos resultados econômicos esse pensamento se estabeleceu na década de 1950. Realizava-se um acompanhamento do período fiscal ou seja anual e ainda não se planejava a longo prazo nem fazia nenhum tipo de projeção.
2.2 – Fase do Planejamento em longo prazo
Em 1960 começou a se pensar em planejamento comparativo em longo prazo sempre observando os resultados anteriores baseava-se em objetivos mensuráveis (Marcos de referência, Marcos possíveis e Marcos desejáveis), ou seja, Projeções pessimistas que tinham como base resultados anteriores que poderiam interferir nos próximos resultados, Projeções realistas que observava alvos tangíveis que possibilitaria a manutenção dos planos e por fim Projeções otimistas em que poderia se esperar resultados melhores dependendo que o mercado contribuísse para a atividade realizada pela empresa sendo ela eficaz o suficiente.
2.3 – Fase do Planejamento estratégico
Percorreu a década de 1970 tinha por obrigação a projeção em longo prazo essa fase ficou marcada pela descoberta das empresas de que sua projeção estratégica não só deveria ser embasada em indicadores internos, mas também em indicadores externos. Foram desenvolvidas nessa etapa a análise ambiental, a análise dos recursos internos, a análise de competências internas, a distribuição dos recursos e competências e, por fim, o desenvolvimento de objetivos com base nas condições de realização das tarefas essa